São 4 episódios da Série #Academicosnocarnavalize

1- Os cruzamentos entre o carnaval e Parintins
No primeiro episódio, Luise Campos e Leonardo Antan batem um papo com o jornalista João Gustavo Melo e o artista parintinense Alex Salvador para comentar os trânsitos artísticos entre o carnaval brasileiro e o festival folclórico de Parintins. A influência dos bois nas alegorias da folia carioca, e vice versa, é algo marcante nas últimas década dos festejos.
 
2- As escolas de samba e os times de futebol
No segundo episódio, comentamos a relação das escolas de sambas cariocas com os times de futebol. Nos últimos anos, várias escolas ligados aos clubes surgiram no cenário carnavalesco. O assunto foi tema de pesquisa do antropólogo Ricardo Barbieri, completa o bate-papo o atual carnavalesco da Botafogo Samba Clube, o talentoso Ricardo Hessez.
 
3- As escolas de samba de Recife
No terceiro episódio, fizemos uma ponte aérea entre o Rio de Janeiro e Recife, comandada por Luise Campos e Leonardo Antan. Nossos convidados Hugo Menezes, antropólogo e professor da UFPE, e Marize Félix, vice-presidente da GRES Gigantes do Samba, mostraram que a capital pernambucana também tem a força do samba em meio a tantas festas populares. O papo trouxe as proximidades e diferenças entre as agremiações cariocas e recifenses.
 
4- Entre os passos da dança nobre
No quarto episódio, estendemos o tapete vermelho pra presença do grande Mestre Dionísio, que há trinta anos comanda uma escola de mestre-sala e porta-bandeiras que é referência pro Brasil inteiro. O dançarino é objeto de estudo da professora Renata Sá Gonçalves, que também participa do bate-papo guiado por Luise Campos e Beatriz Freire.
 
5- As baterias de percussão de Nova Iorque
Estão na conversa os pesquisadores Felipe Barros e Dana Monteiro, fundador da Harlem Samba. Além dos autores, marcaram presença ainda os mestres de bateria Guilherme e Gustavo Oliveira, que comandam a Furiosa do Salgueiro. O bate-papo é conduzido por Leonardo Antan e Eryck Quirino.
II) Podcast #Museológicas. Departamento de Museologia e Antropologia da Universidade Federal de Pernambuco. Com Hugo Menezes e Luisa Nóbrega.
Seguem as descrições dos episódios da Série #Carnavalsemfronteiras
1- As escolas de samba no carnaval de outros países
Hugo Menezes (PPGA/UFPE), Maria Laura Cavalcanti (PPGSA/UFRJ) e Ricardo Barbieri (DEACP/UERJ) conversaram com dois dos autores, Juliana Braz Dias (DAN/UnB) e Ulisses Duarte (UFF), sobre o lugar das escolas de samba do Rio de Janeiro como modelo nos carnavais de Cabo Verde e na fronteira entre Brasil, Argentina e Uruguai.
 
2- A percussão de samba em Nova Iorque
Hugo Menezes (PPGA/UFPE), Maria Laura Cavalcanti (PPGSA/UFRJ) e Renata de Sá Gonçalves (PPGA/UFF) conversaram com dois dos autores, Felipe Barros (IFRJ) e Dana Monteiro (Frederick Douglass Academy / NY-EUA), sobre os grupos de percussão de samba em Nova York e os processos de ensino e aprendizado da musicalidade das escolas de samba inscritos nas trocas culturais entre Brasil e Estados Unidos.
 
3 – As escolas de samba entre o Recife e o Rio de Janeiro
Maria Laura Cavalcanti (PPGSA/IFCS) e Ricardo Barbieri (DEACP/UERJ) conversam com dois dos autores da coletânea: Hugo Menezes (PPGA/UFPE), sobre o calendário festivo de uma escola de samba do Recife, e Renata de Sá Gonçalves (PPGA/UFF), acerca dos processos de ensino e aprendizado da dança do casal de mestre-sala e porta-bandeira no Rio de Janeiro.

4- O carnaval e a pesquisa universitária

Hugo Menezes (PPGA/UFPE), Renata de Sá Gonçalves (PPGA/UFF) e Ricardo Barbieri (DEACP/UERJ) conversam com Maria Laura Cavalcanti (PPGSA/UFRJ), Fred Góes (DCL/UFRJ) e Felipe Ferreira (Instituto de Artes/UERJ) sobre o carnaval como objeto da pesquisa universitária nas ciências humanas e sociais, pensando percursos, desafios e avanços.