Galeria

Você encontrará aqui fotos e vídeos dos desfiles do carnaval no Rio de Janeiro e do Boi Bumbá em Parintins.

Fotos

Carnaval Rio de Janeiro

Mocidade Independente de Padre Miguel.

Carnaval de 1992. Sonhar não custa nada, ou quase nada …
Enredo dos carnavalescos Renato Lage e Lilian Rabello.
Essas fotos feitas por Décio Daniel foram selecionadas do conjunto integrante da pesquisa narrada no livro Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile (Ed. UFRJ. 2006. Edição revista e ampliada) . Integram o acervo do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (RJ).

União da Ilha do Governador.

Carnaval de 1984. Fotos de José Augusto Reis.
Carnavalesco Geraldo Cavalcante. Enredo: Quem pode pode, quem não pode… ( Provérbios populares proferidos pela sabedoria da Vovó).
Samba enredo: Didi e Aurinho da Ilha.
Essas fotos são também minha homenagem ao Zeca, o talentoso fotógrafo da Funarte que me acompanhou nessa pesquisa e faleceu cedo demais. Elas acompanham o trabalho que resultou no artigo “Barracão de Ala, barracão de escola: breve estudo dos bastidores do Carnaval”, publicado em 1984 na Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, número. 20. Veio a compor também um dos capítulos do livro Carnaval, ritual e arte (7Letras, 2015).

O Festival dos Bumbás de Parintins, Amazonas

 Parintins: a cidade e a festa

Fotos: Maria Laura Cavalcanti. 2004 e 2010.
Parintins em festa divide-se em duas metades: o lado leste, à jusante do rio Amazonas, é território do Bumbá Caprichoso (azul e preto) e o lado oeste, à montante do grande rio, é território do Bumbá Garantido (vermelho e branco). 
Ao centro, a catedral de N. Sra do Carmo, o cemitério e o Bumbódromo.
A  cidade fica na ponta de uma das ilhas do arquipélago das Tupinambaranas no médio rio Amazonas, próxima à fronteira com o Pará. A acirrada rivalidade entre os dois Bumbás é caracteriza as performances rituais e atravessa a paisagem urbana, demarcando territórios e mobilizando os adeptos. Ver a respeito o artigo “O ritual e a brincadeira; rivalidade e afeição no Bumbá de Parintins, Amazonas.” Mana v. 24, p. 9-38, 2018.